Por Priscila Xavier.

Ainda hoje, depois de quase três anos de vida, a gente sempre recebe perguntas por inbox ou de conhecidos sobre porquê usamos a hastag “PraCegoVer” – em nossos perfis pessoais ou na fanpage da Entrelinhas.

Se você também caiu de paraquedas na nossa página ou viu algum post com essa hastag no perfil pessoal de um de nossos colaboradores, não esquenta. Esse textinho é pra esclarecer pra você o que danado significa isso e pra que a gente usa a #!

 

#PraCegoVer: o início

O projeto teve início em meados de 2012, idealizado pela baiana Patrícia Braille, profissional com experiência na área inclusiva. Ela propôs a descrição de imagens no Facebook para que as pessoas com deficiência visual pudessem ser incluídas e tomar conhecimento do conteúdo das diversas imagens postadas diariamente na rede social.

 

E por que a gente usa?

Porque, pra gente, não faz nenhum sentido sermos uma empresa de acessibilidade e não tornar nossos conteúdos acessíveis, certo? Usar a hastag – que felizmente tem se popularizado mais e mais – nos faz chegar às pessoas com deficiência visual que já conhecem e procuram posts acessíveis nas redes sociais.

 

Variações

Atualmente algumas pessoas já usam outras variações da hastag #PraCegoVer. Você consegue encontrar publicações acessíveis ao público com deficiência visual a partir de outras hastags, como por exemplo: #PraTodosVerem #DescrevoPraVocê #DescrevePraMim #FotoDescrita

Você conhece alguma outra hastag inclusiva? Conta pra gente!

Já conhecia ou usava a hastag #PraCegoVer? Que tal começar agora? 😉

plugins premium WordPress