Por Leonard Sousa

O sistema Braille é um processo de escrita e leitura baseado em 63 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. Pode-se fazer a representação tanto de letras, como algarismos e sinais de pontuação, os quais servem para representar caracteres na literatura, na matemática, na informática e na música.

Este sistema é utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão e a leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas duas mãos ao mesmo tempo.

O código foi criado pelo francês Louis Braille (1809 – 1852), que perdeu a visão aos 3 anos. Ele criou o sistema aos 16 (em 1825). Louis Braille teve o olho perfurado por uma ferramenta na oficina do pai, que trabalhava com couro. Após o incidente, o menino teve uma infecção grave, resultando em cegueira nos dois olhos.

Mas… Como Ler em Braille?

Duas mãos sobre uma folha com a escrita braille. Nela há textos e um gráfico.
Duas mãos sobre uma folha com a escrita braille. Nela há textos e um gráfico.

Ler em braille é muito fácil. Basta que se conheça os símbolos e pode-se ler normalmente, seja com o tato ou com a visão.

Os caracteres são lidos da esquerda para a direita e até sinais de pontuação são representados através dos pontinhos em alto relevo.

Para escrever, porém, é necessário um pouco mais de técnica. São utilizados dois instrumentos: a reglete e o punção.

A reglete é uma placa de metal com orifícios em uma de suas faces. O papel, um pouco mais grosso que o comum, é colocado em cima dessa placa e pressionado com o punção, um instrumento semelhante a uma agulha, mas com a extremidade arredondada, para que, ao pressionar o papel contra os orifícios da reglete, este não seja perfurado, e sim apenas marcado.

Interessante afirmar que o papel é marcado da direita para a esquerda, no sentido contrário ao da escrita. Ao terminar o papel é virado e pode-se ler normalmente.

Você sabe Braille? Gostaria de aprender? Compartilhe a sua opinião com a gente!

plugins premium WordPress